segunda-feira, 13 de agosto de 2012

TÁ TRANQUILO


COMO NA MAIORIA DOS MORROS  E FAVELAS DO RIO DE JANEIRO, EXISTE O TRÁFICO DE DROGAS. E AQUI NÃO SERIA DIFERENTE. E FOI O QUE EU ENCONTREI QUANDO CHEGUEI POR AQUI. JÁ FUI EM OUTRAS COMUNIDADES E VI OS CARAS PASSANDO ARMADOS DE UM LADO PARA O OUTRO E VENDENDO SEUS PRODUTOS. MAS É BEM DIFERENTE QUANDO VOCÊ PASSA A VIVER COM AQUILO QUASE TODOS OS DIAS.

QUANDO VIM AQUI PELA 1a. VEZ JÁ COMO NAMORADA DE HAMILTON, FOI NUMA TARDE DE DOMINGO PARA UMA FEIJOADA ORGANIZADA PELOS AMIGOS-VIZINHOS. JÁ ESTAVA PARA CHEGAR UMA UPP PARA A BABILÔNIA E CHAPÉU MANGUEIRA, MAS AINDA SEM UMA DATA CERTA.
O 'FRENTE' DA ÉPOCA( NOME DADO AO DONO DO TRÁFICO LOCAL) EU NÃO CHEGUEI A VER, MAS A 'RAPAZIADA' (OU TB CHAMADA A 'VAGABUNDAGEM') SIM. MUITOS MUITO JOVENS RECÉM SAÍDOS DA ADOLESCÊNCIA OU AINDA ADOLESCENTES. OU NEM ISSO AINDA. UNS CARREGANDO GRANADAS NA CINTURA E OUTROS COM ARMAS E SEMPRE CARREGANDO UM RÁDIO DE COMUNICAÇÃO DE PEQUENA DISTÂNCIA.


 

LEMBRO QUANDO HAMILTON ME FALOU DE COMO OS PAIS CRIARAM ELE E OS IRMÃOS NA DÉCADA DE 70 E 80. CRIAR FILHO NO MORRO TAMBÉM ERA TAREFA MUITO DURA NAQUELA ÉPOCA. MAS COM UMA VANTAGEM. O TRÁFICO NÃO ERA FORMADA POR ESSA "PATOTA DE COSME" QUE É HOJE. OS DONOS DO MORRO ERAM BEM MAIS VELHOS, EM TORNO DE TRINTA ANOS (MAIS OU MENOS). E AQUI, QUANDO UM MENOR CHEGAVA PERTO DE UMA GALERA QUE ESTAVA APERTANDO E FUMANDO UMZINHO, ELES DAVAM CASCUDOS E PASSA FORAS DO TIPO: "SAI DAQUI!" OU "VOU FALAR PRA SUA MÃE!". E AQUI POR SER UM MORRO PEQUENO, TODOS SE CONHECIAM (E SE CONHECEM).
BEM DE DIFERENTE DOS DIAS ATUAIS EM QUE A VAGABUNDAGEM PRATICAMENTE "CONVOCA" MENORES OU SIMPLESMENTE DEIXA ENTRAR PARA ESSE "EXÉRCITO".
MESMO COM MAIS ESTA DIFICULDADE MEU MARIDO E SEUS IRMÃOS NÃO SE ENVOLVERAM COM A BANDIDAGEM E NEM EXPERIMETARAM NENHUM TIPO DE DROGA. FICHAS LIMPAS.


QUANDO PASSEI A DORMIR POR AQUI, ALÉM DO BARULHO DAS ONDAS DO MAR EU ESCUTAVA TAMBÉM O BARULHO DOS RADINHOS DE COMUNICAÇÃO. ERA UM TRI-TRI INFERNAL BEM NO PORTÃO DA CASA. SEMPRE TINHA DOIS VIGIAS DO TRÁFICO OBSERVANDO O MOVIMENTO DESTE BECO DO MORRO.
RELAXAR? QUE MANÉ RELAXAR! VAI QUE O BICHO PEGASSE E EU AQUI?? É OUTRA REALIDADE, MINHA GENTE! MAS, CONFORME OS DIAS IAM PASSANDO E HAMILTON AO MEU LADO ME PROTEGENDO EU VIA QUE TAVA TRANQUILO.



NESTA ÉPOCA A FACÇÃO DAQUI ERA O CV (COMANDO VERMELHO). DE REPENTE, PELO MENOS PRA MIM, O MORRO FOI INVADIDO NUMA TARDE DE SÁBADO. EU E HAMILTON ESTÁVAMOS COM A SOBRINHA DELE, AINDA BEBÊ DANDO UM ROLÉ PELA PRAIA. QUANDO ESTÁVAMOS VOLTANDO UMA VIZINHA DAQUI, NOS PAROU E DISSE: "SOBE LOGO QUE PARESSE QUE **FULANO DE TAL TÁ PRA TOMAR O MORRO. AÍ, JÁ VIU. HAMILTON PEGOU A NAYARA NO COLO, FECHOU O CARRINHO E PEGOU O PRIMEIRO MOTO-TÁXI. E EU METI O PÉ PRO FLAMENGO. COM ISSO DE CV MUDOU PARA TCP (TERCEIRO COMANDO PURO).


MAS NÃO DEMOROU, POIS EM JUNHO DE 2008 OS MORROS DO CHAPÉU MANGUEIRA E BABILÔNIA RECEBERAM FOI OCUPADA PELOS POLICIAS PARA A CHEGADA DE MAIS UMA UPP NO MORRO DO RIO DE JANEIRO. DESCONFIANÇA DE UM LADO, CARA DE "QUE GENTE É ESSA" DO OUTRO...  GENTE ESTRANHA NO MORRO MESMO SENDO FARDADA, SEMPRE GERA CURIOSIDADE E DESCONFIANÇA. ATÉ EU! RSRSRS... UNS ATÉ DIZIAM QUE QUANDO "OS CARAS" ESTAVAM AQUI ERA "MELHOR" PORQUE "PELO MENOS A GENTE CONHECIA, NÉ?!"
TÁ TRANQUILO? TÁ!






E O QUE MAIS ME DEIXAVA TRISTE ERA O SOBE E DESCE DE GENTE PRA COMPRAR DROGA. ERA NOVO, ERA VELHO...GENTE LIMPA, GENTE SUJA COM CARA DE QUEM NÃO ACHAVA O RUMO DE CASA HÁ DIAS. GENTE SUBINDO A LADEIRA SEGUNDA-FEIRA DE MANHÃ PRA SE DROGAR ENQUANTO UNS DESCIAM PARA GANHAR O PÃO. BOM, ESSE SOBE E DESCE FRENÉTICO E EXPLICITO ACABOU. A COISA AGORA É BEM MAIS DISCRETO E CAMUFLADO.


SIM AS COISAS MUDARAM. MELHORARAM. MAS, EM CONTRA PARTIDA, PODERIA VOLTAR A TER O 'GARI COMUNITÁRIO'. O QUE ERA O 'GARI COMUNITÁRIO'? ESSA EQUIPE ERA FORMADA POR PESSOAS DESEMPREGADAS E ATÉ PESSOAS QUE ABANDONARAM O TRÁFICO DE DROGAS (ANTES DA CHEGADA DA UPP). A FUNÇÃO DESSES GARIS ERA MANTER OS BECOS, VIELAS E CANALETAS LIMPAS. EM ÉPOCA DE MUTIRÃO DE LIMPEZA, ELES TAMBÉM PARTICIPAVAM. OS GARIS RECEBIAM DA PREFEITURA UMA REMURAÇÃO EM TORNO DE DOIS SALÁRIOS MÍNIMOS. MAS, INFELIZMENTE ESTE CONVÊNIO ACABOU DESDE 2007. ISSO É UM EXEMPLO DE UMA DAS COISAS QUE FAZEM FALTA NO MORRO.


AGORA QUANDO DURMO(AGORA DA MINHA CASA) OU QUANDO ESTOU ACORDADA ALÉM DE ESCUTAR AS ONDAS DO MAR, O SOM ALTO DA CASA DOS VIZINHOS OU DA BIROSCA, O FALATÓRIO DO POVO, OS GATOS NO CIO... NÃO ESCUTO MAIS O TRI-TRI DOS RADINHOS DA RAPAZIADA.
É, TÁ TRANQUILO.




Hamilton, foi meu guia para a ida a UPP































2 comentários: